Quem Somos

O Instituto Formação é uma organização composta por nove associados, todos maranhenses com atuação profissional nas áreas de educação, agroecologia, comunicação social e economia. A decisão de criar essa organização foi motivada pelo compromisso dessas pessoas com o desenvolvimento sustentável das regiões maranhenses, empobrecidas pela ausência de políticas públicas estruturantes.

Os fundadores dessa organização realizaram sua trajetória profissional em universidades públicas, meios de comunicação, órgãos públicos de educação básica e organizações não-governamentais de defesa de direitos humanos. Participam de fóruns em defesa da educação, saúde pública, mídias alternativas e agricultura familiar, desde os anos 1980.

§         Endereço – Rua das Limeiras, Q D, C 14 – Renascença – 65076-020 – São Luís/ MA. Fone – Fax (98) 227-7203 – Site: www.formacao.org.br – E-mail: formação@formacao.org.br

§         Missão – Fundada em 1999 tem como missão  construir bases políticas e educacionais como referências para a realização de projetos e políticas públicas centradas na perspectiva de desenvolvimento das pessoas e de seus lugares diversos de vivências. Visa contribuir com a elevação da qualidade de vida de cidadãos brasileiros, a partir de práticas de gestão compartilhada, intercâmbios temáticos, formação continuada de diversos atores protagonistas da ação social, inserção cultural e produtiva, comunicação intergeracional, sempre mantendo como foco a potencialização de pessoas com baixo poder aquisitivo.

§         Área de Abrangência – Maranhão

§         Gestão – É administrado por uma Diretoria Colegiada: Diretor Administrativo, Diretor Financeiro, Secretario Executivo. O trabalho de coordenação não é remunerado. Suas linhas de ação, projetos e propostas pedagógicas e de gestão são deliberados em assembléias dos associados. São realizadas ordinariamente duas por ano. O trabalho dos projetos é desenvolvido por especialistas contratados para fins específicos.

1.1.   PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS DESDE SUA CRIAÇÃO

  • Elaboração e execução do Projeto “Jovens Caseiros” em parceria com o Programa Capacitação Solidária.
  • Elaboração e assessoria ao projeto “Construindo Arte na Zona Rural de Vargem Grande” – financiado pela Fundação Kellogg e desenvolvido pelo Instituto Farina do Brasil e Prefeitura de Vargem Grande. Pelo projeto participou-se da formação dos animadores culturais, no acompanhamento ao planejamento e avaliação permanente do projeto, coordenou-se a produção de material didático; esse projeto foi concebido e elaborado pelo Formação.
  • Elaboração do Projeto Vale Cidadania por solicitação da Fundação Vale do Rio Doce.
  • Elaboração e execução da Pesquisa “Ensino Médio e Profissionalizante no Maranhão: Delineando Perfil e Ressignificando os Cursos com a Participação de Adolescentes, em parceria com o Unicef”.
  • Elaboração e execução do Projeto “Jovem Cidadão” em parceria com a Fundação Kellogg.
  • Formação de professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas por solicitação de diversas escolas e secretarias de educação.
  • Produção de material didático para Educação de Jovens e Adultos.
  • Assessoria em processos de discussão e elaboração de projeto educativo de escolas, de gestão escolar e de propostas curriculares por solicitação de diversas secretarias de educação.
  • Assessoria ao Portal da Educação da Baixada Maranhense.
  • Assessoria à implantação de Sistemas municipais de educação de diversas secretarias de educação. Fomento e fortalecimento de organizações sociais na Baixada Maranhense.
  • Pesquisa sobre o perfil produtivo do Maranhão.
  • Articulação e fortalecimento do TR Campos e Lagos.
  • Concepção e elaboração do projeto educativo de Centros de Ensino Médio Integrados – como pontos de desenvolvimento territorial, na Baixada Maranhense.
  • Concepção e elaboração do projeto educativo de Programa de EJA Profissionalizante.
  • Implantação de 15 telecentros comunitários na Baixada Maranhense.
  • Pesquisa sobre o perfil de trabalhadores da agricultura familiar do TR Campos e Lagos (2008-2010).
  • Criação e coordenação da Incubadora de Projetos Produtivos.
  • Criação e coordenação da Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologias.
  • Implantação de cursos de agroecologia e de gestão ambiental.
  • Concepção e coordenação de projetos de agricultura familiar.
  • Concepção de projetos de condomínios rurais e de ecomoradias.

1.2.   LINHAS DE AÇÃO APROVADAS EM ASSEMBLÉIA DOS ASSOCIADOS

  • Juventude e Políticas Públicas, Educação Integral, Educação e Trabalho, Desenvolvimento Territorial Sustentável, Arte e lazer intergeracional, Comunicação Educativa

1.3.   GRUPOS DE ESTUDOS

§         Fundamentos Históricos do Projeto Educativo da Modernidade e Pós-modernidade, Ensino Médio e Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Juventude e Políticas Públicas, Alfabetização e letramento, Educação no Campo, Formação do educador a partir de eixos psicanalíticos e políticos

1.4.   PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

Telecentros Jovem Cidadão

Centro de Formação de Jovens em Agroecologia e Gestão Ambiental

Incubadora de Projetos Sociais e Econômicos

Centro de Ensino Médio e Educação Profissional – pontos de desenvolvimento de território

Futebol de Rua em Redes

Assessoria à Educação Básica para Secretarias de Educação do Estado.

Adolescentes Mobilizados Pró-Selo

Articulação do TR Campos e Lagos

Radio Poste Canaã

Maranime e Software Livre

Incubadora de Artes Mídias e Tecnologias

1.5. PRODUÇÃO EDITORIAL

§         Livros de Educação de Jovens e Adultos – Alfabetização e Letramento, Matemática alfabetização, Língua Portuguesa, Livro 02 EJA – 1ª e 2ª Séries, Livro 03 EJA – 3ª e 4ª Séries

§         Outras publicações: teses, revistas, relatórios, jornais impressos e via on line

§          Livro do Projeto Jovem Cidadão, Livro de Ensino Médio e Educação Profissional, Livro do Prêmio Jovem Escritor (1 e 2), Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado (01, 02 e 03)

§           Produção de filmes e documentários.

1.6.   PESQUISAS FINALIZADAS E PUBLICADAS

Ensino Médio e Educação Profissional  no Maranhão, Perfil Econômico e Social do Estado, Movimento orgânico juvenil na Baixada, Perfil da Agricultura familiar no TR Campos e Lagos

 

1.7.   ESPAÇOS QUE PARTICIPA

Conselhos:

CMDCA – Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Olinda Nova do Maranhão

CMDCA – Conselho Municipal da Criança e Adolescente de São Luis – portaria

Comitês e Fóruns:

Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional: um mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia

– Decreto Nº 26.633 de 17 de junho de 2010.

Redes:

Rede de Arte e Cultura do TR Campos e Lagos

Rede de Comunicação Educativa no Maranhão

Rede Turisol – Turismo Comunitário

Rede Maranhense de Futebol de Rua

Coordenou: 1º Festival Maranhense de Futebol de Rua, realizado na cidade de Penalva, 13 a 15 de julho de 2008, 2º Festival Maranhense de futebol de Rua, realizado na cidade de São Bento, 16 a 20 de setembro de 2009.

 

Rede Nordeste de Futebol de Rua – REDE NORDESTE DE FUTEBOL DE RUA EM REDES

Coordenou: 1º Festival Nordeste, realizado em São Luis – Ma, setembro de 2007.

 

Rede Sulamericana de Futebol de Rua – RED SUDAMERICANA DE FÚTBOL CALLEJERO

Participou: 1º Encontro Sulamericano, realizado na Argentina em 2005, 2º Encontro Sulamericano, realizado no Chile, em 2006, Reuniões diversas

 

Rede Mundial de Futebol de Rua em Rede – STREET FOOTBALL WORLD.

Participou:  1º Mundial de Futebol de Rua, realizado na Alemanha em 2006,  2º Mundial de Futebol de Rua, realizado na África em 2010, Intercâmbio na Alemanha – enviando jovens maranhenses.

Ver blog dessas redes: http://futebolderua.wordpress.com/2010/04/01/festivais-mostram-a-potencia-do-futebol-de-rua-em-varios-niveis/

Colegiados:

Colegiado da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Território da Baixada Campos e Lagos – ADS/ MA.

– Criação 13 de janeiro de 2006 em Assembléia no ginásio Poliesportivo da cidade de São Vicente Ferrer – MA.

Colegiado de Desenvolvimento Territorial dos Campos e Lagos Maranhenses – CODETER CAMPOS E LAGOS MARANHENSES – MA.

– Reconhecido pelo CEDRUS/MA, CONDRAF, MDA/ SDT/ Fundado em 10 de Dezembro de 200

Rede Estadual de Colegiados Territoriais do Maranhão

– 1º Encontro Estadual de Constituição da Rede de Colegiados Territoriais do Maranhão, 10 de fevereiro de 2010 em São Luis – MA.

 

1.8.   EVENTOS QUE PARTICIPA E REALIZA E PREMIAÇÕES

Em 2009, o Instituto Formação participou das seguintes Conferências:

CONAE – Campos e Lagos – como organizadores e delegados, Conferência Livre de Comunicação – como organizador, Conferência Estadual de Comunicação – como Delegado, CONAE Regional – Viana – como convidado, Em 2010, a convite do MEC divulgou a experiência do CEMP, no Rio de Janeiro, para 1500 professores.

Também em 2010, duas de suas experiências foram selecionadas para o II Salão de Boas Práticas do MDA, em Brasília (Telecentros Comunitários e CEMP – Centro de Ensino Médio e Educação Profissional, concebido como ponto de desenvolvimento de território).

Realiza sistematicamente em São Luis e na Baixada Maranhense:

Encontro dos Fóruns da Juventude, Encontro de Desenvolvimento Local Sustentável, Encontro de Políticas Públicas e Juventude, Seminário de Software Livre, Encontro de Comunicação Educativa, Mostra de Música da Juventude, Festival de Teatro e Dança A Baixada é o Cenário, Seminários de Dezembro

Prêmios:

Em 2009 ganhou prêmio ponto de cultura e em 2010 ganhou o prêmio ponto de mídias.

Uma resposta para “Quem Somos

  1. Olá, navegando na internet, conheci o blog de vocês. Gostaria de parabenizar a iniciativa. Também dizer que faço parte de uma ONG em Fortaleza – Ceará, chamada Catavento Comunicação e Educação que desenvolve o projeto Sintonia Infância, também em parceria com o Selo Unicef. Gostaria de divulgar entre vocês do blog que nós do projeto Sintonia Infância e o Unicef estamos desenvolvendo até outubro deste ano uma premiação para as melhores produções radiofônicas que falam sobre os direitos de crianças e adolescentes. Inclusive, estudantes podem participar da premiação. Basta se cadastrar no site http://www.catavento.org.br/sintonia. Se possível, divulguem entre estudantes e comunicadores do Maranhão! Parabéns mais uma vez! Estamos à disposição para outros contatos! Abraços!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s