PFA

QUADRO DEMONSTRATIVO FINAL DO PFA & PFDE 2011

Para obter mais dados e conhecer os resultados dos sete Seminários do PFA e PFDE clique abaixo.

INSTITUTO FORMAÇÃO_Quadro Demonstrativo PFA 2011

PFA & PFDE 2011

Em 2011 o Programa de Formação de Adolescentes – PFA e do Programa de Formação de Dirigentes e Educadores de Escolas Públicas – PFDE atendeu um público de 596 pessoas sendo, 336 adolescentes, 62 educadores, 37 dirigentes, 40 articuladores, 94 membros da Comissão Pró-Selo.

 Foram atendidos 74 municípios.

Todo o conteúdo abordado no PFA e PFDE consta no caderno produzido pela equipe do Instituto Formação.

Download do Caderno 02

PFA & PFDE 2010

O primeiro ano, 2010, do Programa de Formação de Adolescentes – PFA e do Programa de Formação de Dirigentes e Educadores de Escolas Públicas – PFDE participaram 396 pessoas entre eles, 05 crianças, 186 adolescentes, 63 educadores, 55 dirigentes, 24 articuladores, 63 membros da Comissão Pró-Selo.

Foram atendidos 64 municípios.

 Todo o conteúdo abordado no PFA e PFDE consta no caderno produzido pela equipe do Instituto Formação.

Download do Caderno 01

METODOLOGIA

O Programa de Formação de Adolescentes – PFA está organizado em (02) duas modalidades:

Presencial, em (06) seis pólos de 50 adolescentes, sendo que no primeiro ano participarão dessa etapa presencial (02) dois adolescentes de cada cidade, ou seja, uma média de 50 adolescentes por etapa do curso; as cidades-pólo já estão definidas e você saberá quais são mais adiante onde está um quadro geral com locais e datas das formações.

À distância, em cada cidade, a partir de práticas educativas programadas na etapa presencial, para o desenvolvimento posterior nas cidades. Nessas práticas estarão previstas entre outras ações, palestras nas escolas, campanhas educativas nas cidades, realização de jogos educativos, peças de teatro, projetos de jardinagem.

O Programa de Formação de Adolescentes – PFA terá uma carga horária presencial de 96 horas, sendo 32 horas por ano. A carga horária à distância, que também será contabilizada totalizará 96 horas. Entretanto, mais do que esse total de horas será planejado para a ação no município. A partir das 40 horas anuais, em cada cidade, o trabalho do jovem será creditado à sua ação de cidadania. A organização em polos poderá ser redefinida após a realização da primeira etapa do programa. Cada Adolescente participante que cumprir sua meta no Programa receberá certificado.

O Programa de Formação de Dirigentes e Educadores de Escolas Públicas – PFD terá uma carga horária de 8 horas presenciais e 32 horas de trabalho aplicado /ano /pólo. Os participantes do Programa de cada escola que cumprir sua meta receberão certificado de 40 horas de curso.

O Programa de Formação dos Dirigentes Municipais será realizado através de seminários de 16 horas, em (6) seis polos. Ao todo serão (12) doze seminários, sendo (6) seis em 2011 e (6) seis em 2012. Os certificados desses seminários serão entregues após cada etapa.

Para os canais de diálogo, profissionais do Instituto Formação estarão em contato permanente com os articuladores em cada cidade, tanto do Comitê Pró-Selo, quanto dos segmentos  de adolescentes, professores, dirigentes de escolas e secretarias. O embrião da Rede de Adolescentes dos Comitês será discutido na primeira etapa do PFA e alimentado em todos os momentos posteriores, em que acontecerem diálogos com os Comitês, adolescentes, professores, dirigentes de escolas e dirigentes municipais.

Será criado um BLOG  em cada cidade para disseminar a concepção da Rede de Adolescentes dos Comitês. Essa atividade será também uma das etapas da formação inicial do PFA.

Também serão estimulados usos de ferramentas diversas de comunicação, para os participantes dos Comitês estarem sempre antenados no que ocorre no município vizinho e no seu próprio.

Os documentários serão produzidos, concomitante com a realização das etapas iniciais do Programa. Fará parte de seu conteúdo.

Em cada cidade haverá, gradativamente, visita de profissionais do Instituto Formação, durante momentos de realização de ações para fortalecer o movimento local. Será proposto que ações como campanhas e palestras sejam realizadas com agenda programada em municípios contíguos, para facilitar trajeto do profissional nesses acompanhamentos.

O espaço permanente de diálogo entre adolescentes e os dirigentes municipais será alimentado pelo Instituto Formação.

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