Seminário Central de Mídias Alternativas

Central_de_Mídias_rejuven _2

Uma cidade com mais segurança, educação e oportunidades.

Esses são alguns dos desejos expressados por adolescentes maranhenses que participaram da campanha “A Cidade que Queremos”, lançada através do Projeto Adolescentes Mobilizados – Central de Mídias Alternativas, concebido e coordenado pelo Instituto Formação, com apoio do Unicef e Wella.

Parte das mensagens registradas em vídeos e fotografias produzidas pelos próprios adolescentes serão apresentadas durante o Seminário Central de Mídias Alternativas, que acontece nesta sexta-feira (25/04), no auditório do CEM Liceu Maranhense, em São Luís.

Adolescentes e jovens maranhenses de vinte e cinco cidades, que participaram das oficinas do projeto, foram convidados para o seminário que se constituirá como um espaço para reflexões e debate sobre o papel de cada um na construção da cidade desejada.

Também foram convidados para este momento professores e diretores de escolas envolvidas nas atividades da campanha, além representantes de organizações sociais e instituições maranhenses que também desenvolvem atividades com adolescentes e jovens para a construção de uma cidade melhor.

Campanha A Cidade que Queremos

A campanha “A Cidade que Queremos” está inserida no âmbito do Projeto Adolescentes Mobilizados – Central de Mídias Alternativas, concebido e coordenado pelo Instituto Formação com apoio do Unicef e Wella.

As oficinas realizadas no ano passado em diferentes pólos do estado contaram com a participação de aproximadamente duzentas pessoas de vinte e cinco municípios, sendo cento e setenta adolescentes, que discutiram temas como participação social, direitos e a relação entre mídia e realidade.

As discussões foram entremeadas por oficinas práticas de vídeo e fotografia, ministradas por especialistas da organização.

A produção realizada nas oficinas de mídias teve como conteúdo principal a discussão sobre a cidade que queremos. Objetiva-se dessa forma envolver, ouvir e dar voz a crianças e adolescentes maranhenses na discussão sobre a cidade que desejam.

Parte dessa produção está publicada no blog https://adolescentesproseloma.wordpress.com/, outra parte será apresentada durante o seminário, mediante a realização de uma mostra de vídeos e uma exposição fotográfica produzida pelos adolescentes.

Sobre o projeto

O Programa de Formação de Adolescentes Comunicadores – Linha Central de Mídias Alternativas foi desenvolvido em quatro pólos, localizados em regiões diferentes do estado:

Polo 1 – Região Tocantina

Polo 2 – Baixada Maranhense (1)

Polo 3 – São Luís

Polo 4 – Baixada Maranhense (2)

O objetivo principal do projeto foi o fortalecimento da participação cidadã dos adolescentes em suas comunidades e municípios, fomentando entre eles a reflexão crítica sobre sua realidade e a importância da participação política e social dos mesmos para a construção de uma cidade melhor.

Acredita-se que à medida que os adolescentes das cidades contempladas estiverem inseridos em diálogos constantes com outros adolescentes, jovens, educadores, adultos, órgãos públicos e com outros setores de cada sociedade local se ampliará seu processo formativo e de envolvimento com o debate sobre a oferta e a cobertura de políticas públicas, ou mesmo sobre temáticas que lhes interessem diretamente.

O papel dos adolescentes também foi de reaplicar em duas escolas públicas do município o conhecimento adquirido nos encontros de formação, ampliando a discussão cidade sobre a cidade que temos e queremos.

Seminário Central de Mídias Alternativas

Tema: Adolescentes e Jovens Mobilizados para a cidade que queremos

Local: CEM Liceu Maranhense

Data: 25 de abril de 2014

Programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h15 – Ciranda de Vozes: O papel do adolescente e do jovem na construção da cidade que queremos.

10h30 – A experiência do Projeto Adolescentes Mobilizados – Central de Mídias Alternativa

11h – Mostra “A Cidade que Queremos” – Exposição vídeos – A Cidade que queremos

12h – Intervalo para almoço

13 h – Mostra “A Cidade que Queremos” Exposição Fotográfica – A Cidade que queremos

14h – Painel – Outras iniciativas que articulam Formação de adolescentes e jovens e a cidade que queremos

16h – Lançamento do IV Prêmio Jovem Comunicador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s