Oficinas de Mídias Livres em Nina Rodrigues

Oficina de Rádio

Oficina de Rádio

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2012, o Instituto Formação, em parceria com UNICEF e Prefeitura de Nina Rodrigues, realizou formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos através de oficinas de fotografia, rádio e cineclubismo ministrada por profissionais da Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologia. Como forma de incentivar a produção e o interesse pela comunicação foram ministradas oficinas, que abordaram o uso das mídias livres dentro de escolas públicas.

A oficina de rádio, ministrada pela profissional Jussara Gonçalves, contou com a participação de 15 adolescentes, com um resultado final de sete peças radiofônicas produzidas pelos mesmos. Durante todo o sábado e domingo, estes receberam a formação sobre os princípios do rádio, sua história, seus aspectos e nomenclaturas, uso do roteiro e por ultimo, tiveram uma etapa de produção e edição. Buscou-se nessa oficina incentivar o espírito criativo e comunicador que existe dentro de cada um. Toda a temática das peças radiofônicas elaboradas foi baseada no cotidiano local.

Na oficina de fotografia coordenada por Lozangela Mendes, participaram também 15 pessoas; o desenvolvimento  de atividades que através do uso de câmeras, trouxessem inquietações na forma de ver o mundo, onde o principal trunfo foi despertar  e ampliar a visão, fazer com que eles percebessem que tudo depende do ponto de vista que o fotografo assume, e que não existe apenas um lado de cada coisa. O produto final foi à exposição de fotos e vídeos, produzidos pelos participantes.

Já na oficina de Cineclubismo – “Uma nova forma de ver o cinema” realizado na noite de sábado na UAB – Universidade Aberta do Brasil, foi trabalhado o uso de equipamentos necessários às exibições, questões relacionadas ao conceito de cineclube e seu papel social. Um momento marcante foi a exibição do curta produzido pela Rede de Jovens Comunicadores, “Liberdade, Passarinho” com a temática do trabalho escravo, que aborda uma questão muito próximo da vivência deles.

Ao final de todo o movimento, foi realizada plenária de encerramento com apresentações de alguns trabalhos produzidos nas oficinas, encaminhamentos para equipe local de vídeo, rádio, fotografia e as considerações finais da representante do Instituto Formação Lídia Vasconcelos e da secretária de educação de Nina Rodrigues Durvalina da Graça Pereira Matos.

Oficina de Fotografia

Oficina de Fotografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s