As mídias alternativas em Chapadinha – MA.

Adolescentes de quatorze municípios do semiárido maranhense se encontram para aprofundar temas da “Comunicação Educativa, a comunicação que podemos construir”, “Cidadania dos adolescentes nos municípios do Selo/ Desenvolver Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessárias ao desenvolvimento pessoal, social e profissional”.

O 2º seminário do projeto  “Central Móvel de Mídias Alternativas” ocorrido dia 30 e 31 de abril de 2012 no auditório do hotel Creusa Lopes na cidade de Chapadinha teve público aproximado de 114 pessoas entre gestores público, convidados, articuladores do selo, representantes de CMDCA, CT, dirigentes de escolas públicas, professores, mobilizadores dos temas do selo, adolescentes das cidades de Água Doce, Barreirinhas, Buriti Bravo, Codó, Chapadinha, Matões, Morros, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, Timbiras, Timom, Vargem Grande para continuidade da formação em comunicação e cultura.

… “Esse foi o encontro onde se começa perceber resultados do primeiro que aconteceu em Codó nos dias 2 e 3 de março; já existe o avanço na área de rádio…, adolescentes fazendo um diagnóstico por dentro da oficina e felizes em compartilhar suas conquistas nas rádios locais como foi o caso de Buriti Bravo, na rádio comunitária, Chapadinha, na rádio mirante, Codó, na rádio Codó.” (relato do formador Benedito Soares).

… Foi discutido na oficina de vídeo como criar um roteiro, enquadramentos, luz etc. E os adolescentes saíram na cidade para criar um vídeo de um minuto sobre qualquer assunto no qual ficaria a sugestão das equipes. Depois desse segundo dia foram encerradas as atividades e os municípios se deslocaram a seu ponto de origem. (fragmento extraído do blog http://adpselounicefmorros.wordpress.com).

Este seminário como o de Codó, os adolescentes se organizaram e criaram a agencia de comunicação educativa de Chapadinha com o envolvimento de 07 adolescentes, Greydson de Castro Oliveira (coordenador),Vanessa de Oliveira Araujo (vice coordenadora), Jonas de Castro Oliveira, Silvana Marcela , Hayeska Christyan da Silva e Silva, Andressa Henrique de Lima, Leandro Silva. (registro da formadora Lozangela Santos).

Como resultado do trabalho, os adolescentes produziram 05 vídeos com os títulos “talentos de Chapadinha”, “o que quero ser quando crescer”, “adolescentes Intrometidos”, “a voz dos adolescentes”, “adolescente no transito e minha cidade Codó”; já realizaram 02 coberturas de eventos do Pró Selo e CMDCA na sede e povoado de Cajazeiras na cidade de Codó, e a produção de uma animação com o títul “Na Época de Fome” pela agencia de comunicação de Chapadinha.

Para o III Seminário dias 18 e 19 de Abril/2012 na cidade de Morros, está programado a apresentação de 1 curta/ vídeo de 1 minuto e peca radiofônica com o tema “Minha Cidade”  a ser produzido pelos adolescentes de cada município para exibição numa GRANDE MOSTRA como conclusão das ações do projeto nessa etapa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s