PROJETO “CENTRAL MÓVEL DE MÍDIAS ALTERNATIVAS” – I SEMINÁRIO NA CIDADE DE CODÓ – MA.

Com os temas “Comunicação Educativa, a comunicação que podemos construir” e “Cidadania dos adolescentes nos municípios do Selo/ Desenvolver Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessárias ao desenvolvimento pessoal, social e profissional” foi dado início as ações do projeto “Central Móvel de Mídias Alternativas” através de vasta programação no I Seminário realizado dias 02 e 03 de março de 2012 no auditório da escola Ananias Murad, na cidade de Codó. Participaram representantes de 11 mun icípios do semiárido maranhense (Água Doce, Araioses, Buriti Bravo, Chapadinha, Codó, Loreto, Morros, Nina Rodrigues, Santa Quitéria, Timbiras, Vargem Grande). O público presente composto por adolescentes, professores, dirigentes de escolas públicas, articuladores do selo, membros de CMDCAs e convidados de Codó, interagiram de forma construtiva na palestra proferida pelo coordenador da Incubadora de Artes, Mídias e tecnologias do Instituto Formação Tonigil Guimarães Cunha e em todos os trabalhos realizados nos dois dias.

Foram realizadas simultaneamente oficinas para área de rádio e vídeo com os seguintes conteúdos:

RÁDIO: Introdução e produção radiofônica com formação em técnica e roteiro de entrevista, Programação musical, Locução de rádio.

VÍDEO:  Introdução e produção de Vídeos de bolso com a introdução de ferramentas: enquadramento de imagens, roteiro e técnica de entrevista voltada para vídeo; Vídeo lúdico.

Todas as Oficinas foram  realizadas por profissionais da Incubadora de Artes, Mídias e Tecnologias, do Instituto Formação.

A seguir você pode ter mais detalhes da programação do I Seminário.

1º Dia: 02 de março de 2012

10h00 – Plenária de Abertura

Local: Auditório da Escola Ananias Murad/ Codó

10h30 – Palestra

Tema: “Comunicação Educativa, a comunicação que podemos construir” – Tonigil Guimarães Cunha

11h00 – Apresentação do Projeto “CENTRAL MÓVEL DE MÍDIAS ALTERNATIVAS”

Tema: Cidadania dos adolescentes nos municípios do Selo / Desenvolver Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessárias ao desenvolvimento pessoal, social e profissional dos adolescentes – Tonigil Guimarães Cunha

11h30 – Oficinas Simultâneas – salas de aulas da escola Ananias Murad

Oficina 01 – área de rádio

Cidadania dos Adolescentes: Apresentação da Matriz das competências

Profissional: Benedito Soares

Local: auditório da escola Ananias Murad

Oficina 02 – área de Vídeo

Cidadania dos Adolescentes: Apresentação da Matriz das competências

Profissional: Lozangela Santos

Local: sala de Informática da escola Ananias Murad

12h30 – Almoço

14h00 – Continuação das Oficinas

(alimentação simultânea do BLOG de áudio e vídeo; META: Preparação de 02 peças de comunicação para mobilização social; 02 produtos, um de cada oficina)

Oficina 01 – Introdução e produção radiofônica

Oficina 02 – Introdução e produção de Vídeos de bolso

17h30 – Encerramento dos Trabalhos do 1º Dia.

2º Dia: 03 de março de 2012

08h30 – Continuação das Oficinas

Oficina 01 – Trabalho em Grupos com fichas de competências. As fichas propõem uma atividade educativa lúdico-didática – produção radiofônicas

Oficina 02 – Trabalho em Grupos com fichas de competências. As fichas propõem uma atividade educativa lúdica didática / produção de Vídeos de bolso

12h00 – Almoço

14h00 – 15h00 – Plenária para o 1º Dialogo sobre a sistemática da central móvel de mídias alternativas; ideias preliminares do Instituto Formação; apresentação de sugestões dos municípios presentes ao evento; a indicação e votação dos municípios sede para os próximos Seminários.

Após as apresentações das contribuições dos 11 municípios, com relação a sistemática da central, passou-se para a candidatura dos municípios para sediar os próximos seminários. A indicação e votação ocorreu de maneira aberta com todos os presentes na plenária. De acordo com o resultado,  Chapadinha sediará o II Seminário nos dias 30 e 31 de março de 2012 e Morros fechará o ciclo dessa versão do projeto  com o III Seminário dias 18 e 19 de abril 2012.

Finalizando, os adolescentes apresentaram os produtos de suas oficinas (peças de comunicação em rádio e vídeo).

O Encerramento e as considerações do I Seminário do Projeto “CENTRAL MÓVEL DE MÍDIAS ALTERNATIVAS” foram realizados pelos adolescentes, profissionais, articuladores e equipe da cidadã anfitriã.

Nos encontraremos em Chapadinha dias 30 e 31 de março.

Até Lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s