Criado Núcleo de Esporte Lazer e Cidadania de Presidente Vargas

Roda de diálogo do primeiro Seminário de Esporte em Presidente Vargas

Neste ano uma das temáticas abordadas pelo Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 é a do Esporte e Cidadania, cujo conteúdo tem sido explorado nos Seminários do Programa de Formação de Adolescentes – PFA, coordenado pelo Instituto Formação por meio do Guia Metodológico de Esporte que visa compreender melhor o assunto.

Ao longo do último semestre de 2011, os seminários realizados em diferentes pólos do Maranhão (Açailândia, Codó, Coroatá, Governador Nunes Freire, Milagres do Maranhão, Rosário e São Luis) reuniu centenas de adolescentes, professores, mobilizadores temáticos, diretores de escolas ligadas diretamente com o projeto Adolescentes Mobilizados Pró-Selo, cujas ações visam fortalecer as atividades desenvolvidas em torno da conquista do Selo, principalmente no tocante à participação social de crianças e adolescentes.

O tema esporte e cidadania que tem sido desenvolvido nos municípios seja por meio de pesquisas sobre como anda a realidade do esporte na cidade, Festivais, Gincanas e realizando Audiências sobre o tema desta vez ganhou novos horizontes.

A cidade de Presidente Vargas, município com mais de 10 mil habitantes localizado na região do Itapecuru Mirim, foi o primeiro município que participa da atual edição do Selo a implantar um Núcleo de Esporte, Lazer e Cidadania com o objetivo de ampliar as discussões e prática democrática do esporte inclusivo em todo o estado do Maranhão.

A importância do Núcleo de Esporte, Lazer e Cidadania de Presidente Vargas criado dia 15 de dezembro de 2011 no auditório Angelina Pelúcio se deve ao fato deste tema ser tratado como política pública e, neste sentido como direito, cujo acesso ao esporte dinamiza a vida das milhares de crianças que busca na prática esportiva alguma saída para o lúdico e para o lazer.

O Núcleo de Esporte Lazer e Cidadania é composto pelos seguintes membros: Ivete Pereira Almeida, Articuladora do Selo; Iolanda Saling, Presidente do CMDCA; Jacyara Figueiredo Brito, Mobilizadora do Tema; Valdileide Frazão Saminez, Diretora da Escola Wladimir Barbosa Uchoa; Maria de Jesus Gomes Veloso, Diretora Escola Pero Neiva; Raimundo Nonato Pereira, Representante da Secretaria de Educação; Thamiris Silva Araujo Gonçalves, Tarcisio dos Santos Cantanhede Viana, Jessica Barbosa dos Santos, Henrique dos Santos Silva, Eryka Rodrigues Melo, Gabriela dos Santos Lopes, Letícia Kelly Costa de Freitas, David da Silva Oliveira, Luana de Almeida Azevedo, adolescentes do NAMP – Núcleo de Adolescentes Mobilizados Pró-Selo.

Estarão à frente dos trabalhos do NAMP de Presidente Vargas os adolescentes: Eryka Rodrigues Melo, Tarcisio dos Santos Cantanhede Viana, David da Silva Oliveira e Gabriela dos Santos Lopes.

Para colaborar na implantação do primeiro Núcleo de Esporte Lazer e Cidadania, o Instituto Formação participou do I Seminário de Esporte e Cidadania realizado na cidade de Presidente Vargas com a participação de adolescentes, educadores, dirigentes e gestores municipais de Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Morros e de Vargem Grande.

Com um público aproximado de 60 adolescentes entre eles alunos de escolas da zona urbana e rural, acompanharam também 15 pessoas entre educadores, dirigentes de escolas públicas, representantes de CMDCA e Conselhos Tutelares, Secretários Municipais que puderam além de participar das discussões sobre o tema, vivenciaram a metodologia do futebol de rua e do handebol inclusivo.

Vale lembrar que a metodologia utilizada pelos adolescentes é a inclusão de meninos e meninas numa partida sem árbitro, mas com a ajuda de um mediador.

A conclusão dos trabalhos do I Seminário de Esporte e Cidadania se deu com a proposta de planejamento de atividades lúdicas durante as férias para crianças e adolescentes mediados pelo NAMP.

3 Respostas para “Criado Núcleo de Esporte Lazer e Cidadania de Presidente Vargas

  1. Parabéns a Presidente Vargas! Esse é o objetivo do Selo UNICEF: construir mudanças que melhorem de forma permanente a vida de cada crianca e adolescente. Valeu!

  2. Bom para inicio de conversa meu nome é Tharcysio Viana e tenho a honra de dechar bem claro que esse ação selo-UNICEF entrou com tudo em Presidente Vargas,pois influenciou as nossa autoridades que dizem ser,pois o papel deles não é só dizer que o esporte está apagado,só dizer uma coisa,que o esporte em nosso municipio melhorou um pouco,mas ainda está péssimo.O prefeito foge dos acordos,e os vereadores dizem te arreda em tão fica complicado, iaí agora é DEZ?

  3. Bom para inicio de conversa meu nome é Tharcysio Viana e tenho a honra de dechar bem claro que esse ação selo-UNICEF entrou com tudo em Presidente Vargas,pois influenciou as nossa autoridades que dizem ser,pois o papel deles não é só dizer que o esporte está apagado,só vou dizer uma coisa,que o esporte em nosso municipio melhorou um pouco,mas ainda está péssimo.O prefeito foge dos acordos,e os vereadores dizem te arreda em tão fica complicado, iaí agora é DEZ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s