Região Tocantina sedia Seminário III do PFA

Adolescentes de projetos apoiados pelo Conselho da Criança e Adolescente

A cidade de Açailândia sediou nos dias 27 e 28 de agosto, a realização do seminário III do PFA – Programa de Formação de Adolescentes e PFDE – Programa de Formação de Dirigentes e Educadores, coordenados pelo Instituto Formação.

A realização do programa contou com apoio da gestão pública municipal, em parceria com o IFMA – Instituto Federal de Tecnologia do Maranhão/Campus Açailândia, que abriu as portas para realização de grande parte da programação, como as plenárias de abertura e encerramento, grupos de discussão de adolescentes e gestores, para as oficinas de artes, cultura e identidade étnico-racial, comunicação, esportes e cidadania.

As oficinas de Esportes Educativos também foram realizadas nas dependências da Escola Municipal Jugleide Sampaio, onde foram compartilhadas diferentes práticas como: o “futebol caranguejo”, “vôlei lençol”, handebol, “futebol a dois”, além de jogos populares como o manchete.

Adolescentes durante oficina de Esportes Educativos

 

 

 

O seminário III do PFA reuniu representantes dos municípios de Buritirana, Imperatriz, Mirador, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Pedro dos Crentes e Açailândia. O publico participante nas atividades foi de 85 pessoas, sendo: 27 pessoas entre dirigentes, professores, articuladores, mobilizadores; 35 adolescentes – a maioria da cidade de Açailândia, além de 23 convidados do município sede – autoridades da gestão pública, vice prefeito, secretario de educação, assistência social, saúde, administração, e da sociedade civil, o COMUCAA – Conselho Municipal da Criança Adolescente, da Conselho Juvenil e outros.

Oficina de Audacity e Soundcloud (comunicação)

Durante os dois dias de encontro, os adolescentes puderam vivenciar atividades de esporte e contação de histórias, além de planejar as possibilidades de atuação nas suas cidades por meio de ferramentas da arte e comunicação, que este ano desenvolve técnicas de contação de histórias, gravação e edição com ajuda de programas de informática, como audacity e soundcloud. Os resultados das oficinas foram apresentados na plenária final de encerramento com as falas de adolescentes, professores e dirigentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s