PROJETO ADOLESCENTES MOBILIZADOS PRÓ-SELO REALIZA PRIMEIRA FORMAÇÃO

São Luis foi a cidade-sede da primeira formação do Projeto Adolescentes Mobilizados Pró-selo, realizada nos dias 10 e 11 de setembro, com a presença de representantes das cidades de Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, além da capital maranhense.

Durante dois dias, os adolescentes se reuniram na Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), no bairro do Renascença, para a discussão do tema “Impactos das mudanças climáticas na vida de crianças e adolescentes”. O objetivo foi possibilitar aos participantes uma abordagem educativa e intensiva acerca das temáticas de ecoalfabetização, arte, cultura, comunicação e esportes com vista a aplicar o conhecimento adquirido junto às suas comunidades onde vivem e atuam com apoio das escolas, CRAS (Projovem Adolescente), etc.

O Programa de Formação de Adolescentes (PFA) é uma estratégia concebida pelo Instituto Formação, com o apoio do UNICEF, para o fortalecimento da participação de adolescentes maranhenses em processos democráticos e de exercício da cidadania, em torno dos eixos de avaliação das ações desenvolvidas pelos municípios que pleiteiam o Selo UNICEF: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. Este último eixo, Participação Social, é fundamental como meio pelo qual os outros dois serão alcançados.

O objetivo é alcançar a promoção de políticas municipais para garantir melhor qualidade nas áreas de educação, saúde, proteção às crianças e adolescentes, saneamento, meio-ambiente saudável, que será a condição concreta de reconhecimento dos direitos sociais de cada cidadão e a condição para que os municípios alcancem o Selo UNICEF de Município Aprovado. Para que essa conquista se realize, a presença e participação dos adolescentes nos Comitês Pró-Selo UNICEF “Município Aprovado”, edição 2009-2012 é indispensável.

O fortalecimento desse movimento terá um importante papel na consolidação de movimentos democráticos que contribuem para a construção de um município melhor. Os adolescentes mais conscientes da sua função e mais preparados para atuar no Comitê, poderão construir ferramentas de acompanhamento e monitoramento, assumindo a prática da advocacia social, junto aos dirigentes para que se ofereça a oportunidade de preparação dos adolescentes para ocuparem sua função nos Comitês Pró-selo de cada cidade.

O evento em São Luís foi o primeiro de uma série, que será realizado no estado até o final do ano, e contou com a parceria da SEMCAS – Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social, sobretudo na seleção dos adolescentes que são atendidos pelos 20 CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) espalhados pela ilha de São Luis.

“Me sinto muito privilegiado porque estou tendo uma oportunidade de mudar esta situação que envolve cada um de nós. Agora entendo que é possível ter uma atitude diferente com o meio ambiente, pois vi aqui o sentido de responsabilidade”, ressaltou Emerson Luis Carvalho, adolescente do Projovem do São Francisco.

Assim como Emerson, todos os adolescentes que participaram dessa primeira formação tiveram a oportunidade de participar de diversas oficinas, como a de produção de blog, roteiros cênicos e de esporte educativo, práticas importantes para potencializar o Comitê Pró-Selo.

Confira o depoimento de alguns adolescentes:

“Me sinto muito privilegiado porque estou tendo uma oportunidade de mudar esta situação que envolve cada um de nós. Agora entendo que é possível ter uma atitude diferente com o meio ambiente, pois vi aqui o sentido de responsabilidade”. Emerson Luis Carvalho, adolescente do Projovem do São Francisco.

“Tive um grande aprendizado pois as palestras foram todas importantes”. Mileide Silva, adolescente do Bacanga.

“Vou repassar o que aprendi aqui, pois evoluí mais. Algo que quero destacar do encontro foi a participação de todos”. Iago Costa Santos, adolescente do Projovem do Anjo da Guarda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s